quinta-feira, 6 de junho de 2013

Febra no pão


O titulo não tem nada de sério, mas o texto vai ser. Ou pelo menos vou tentar. 

UM PEDIDO: Não nos comparem com o Porto.

Para mim é simples. No Porto ser campeão e ser arredado de todas as outras provas é pouco. No Benfica chegar ao fim de todas as provas e não ganhar nenhuma não chega para ficarmos felizes, mas chega para que o treinador se mantenha. Atualmente, pelo menos. Não nos ponham ao lado do Porto, porque ainda não estamos. Mas com Jesus, estamos realmente mais perto de lá chegar.

Cada caso é um caso. O Benfica e o FCPorto vivem situações bem diferentes. O FCP vive numa hegemonia e tudo o que seja menos do que um campeonato uma taça e uma boa figura europeia, é mau. O Benfica vive em recuperação, em crescimento depois de vários anos a perder campeonatos a umas 8 jornadas do fim. E neste momento o Benfica faz boa figura em todas as provas em geral e encurtou distâncias para o Porto. Isto tem que ser suficiente para pelo menos, não abortar o projeto que possa existir sem lhe dar uma derradeira chance. Temos de ter a noção do que é o nosso clube e de que como, talvez infelizmente, ainda funciona a estrutura do mesmo. E ter noção que com um novo treinador no SLB existiam 95 por cento de hipoteses do Porto ser tetra.

Por isto, por muito que me tenha apetecido fazer pior que o Cardozo no final da taça, apesar de condenar a atitude, e que me apeteça imensas vezes demitir o Jesus: Contratava-o 10 vezes a seguir.

E aqui mais uma vez o erro, muitos benfiquistas despediam Jesus sem o contratar de novo, porque nos comparam com o Porto quase inconscientemente. Acham que somos como eles num sentido em que por muito que não gostemos dos tipos, têm todas as condições reunidas para meter qualquer Zé Torresmos a treinar, e continuar a ganhar. Mas no Benfica não. 

E o paragrafo de cima está bem ligado a este. Jorge Jesus cada vez que teve oportunidade de errar nestes 3 anos que passaram, ele errou. Se a culpa é dele? Talvez. Se o erro é dele... Mas quando não se tem a seu lado uma estrutura que o impeça de errar, não tem como não o fazer. O Sujinho Sujinho Pereira no Porto teve sempre disso. Ele treina um clube que nos momentos cruciais fica ainda mais forte e unido. O Jesus treina um que nos momentos cruciais é o oposto. E falhou claramente a ligação Jesus - Balneário, algo que não é o seu forte, então a estrutura devia saber disso e eleger pessoas para se ocuparem disso.

Eu quero e concordo com a continuação do nosso treinador. Mas quero e espero que os erros do passado sejam corrigidos. Quero que tenhamos uma estrutura acima do treinador que o ajude e impeça de cometer estes erros que o temos visto cometer desde que entrou pela porta da luz quando pisa terrenos onde não se sente à vontade. Se ele os comete e volta a cometer, a culpa é da nossa estrutura e por isso também quero que não deixem tudo cair em cima do homem e que não apareçam apenas quando ele ganha. Quero alguém da casa que faça um forte elo de ligação entre a equipa e tudo o resto. Que obrigue os jogadores a voltar ao relvado para assistir à entrega da taça ao vencedor. Não quero que se festejem em pleno relvado campeonatos que ainda não ganhamos.  Não quero que na cabeça dos jogadores um jogo com a importância do que foi o embate contra o Estoril, o mesmo tenha sido ganho sem sequer o termos jogado ainda. E também espero que o Jesus não tenha de inventar jogadores, meio-campo e tudo mais porque o presidente vendeu os dois titulares depois do fecho do mercado.
Espero também que Jesus não queime jogadores, pense em solicitar o reforço da defesa e da zona central do meio-campo e não ultilise sempre os mesmos 14 jogadores. Se for para manter aquele 4-4-2 com 4 avançados que mais é um 4-2-4 é obvio que vamos continuar sem conseguir dominar o Porto mesmo tendo eles um meio-campo reeinventado. Que ao menos existam no plantel jogadores que permitam montar um esquema com um meio-campo forte para certos jogos.

Se o caminho for para a frente, sou apologista de tudo isto, da continuidade de Jesus e de não abortar tudo desde que se continue a andar para a frente, porque se assim for, os titulos concerteza vão chegar. Se andarmos para o lado então não existem mais chances e mais anos a perder. O SL Benfica é demasiado grande para ficar demasiadas épocas à deriva, ou alcança a ilha dos troféus ou muda-se a bússola. 

Mas falando agora mais a sério... Agora é que vamos saber quantos gostam de febra no pão... eu adoro! 

Sem comentários:

Enviar um comentário